Guia do OpenSUSE

Usando o Zypper

A partir do OpenSUSE 10.3 foi adotado o Zypper como gerenciador de pacotes padrão. Ele é um ilustre desconhecido frente a gerenciadores mais antigos, como o Apt, o Yum e o Urpmi, mas que apesar dos tropeços tem seus méritos e vem conquistando um bom volume de fãs. É ele quem faz o trabalho pesado por baixo dos panos sempre que você instala pacotes usando o YaST.

Como de praxe, você pode também evitar intermediários e usar o Zypper diretamente via linha de comando. Apesar dos gerenciadores de pacotes não serem nem de longe aplicativos tão interessantes quanto um novo navegador, como o Chrome, ou um programa de modelagem 3D, como o Blender, eles são ferramentas importantes na administração do sistema e por isso vale a pena investir algum tempo em entender melhor como eles funcionam.

Você pode se perguntar qual é a necessidade de cada distribuição usar um gerenciador de pacotes próprio (Yum, Apt-get, Urpmi, Swaret, etc.) se todos eles fazem basicamente a mesma coisa. A resposta é que nenhum dos gerenciadores é perfeito, por isso esta é uma área que está sujeita a contínuas mudanças. A cada ano alguém aparece com uma ideia “genial” de novo gerenciador de pacotes (como o Smart e o próprio Zypper), que é divulgado como sendo novo e revolucionário, mas que no final acaba se tornando igual a todos os outros, resultando em mais uma página de manual com parâmetros obscuros para decorar.

Pode ser que eventualmente algum deles se sobressaia e finalmente tenhamos um gerenciador unificado, adotado por todas as principais distribuições, mas por enquanto este cenário ainda parece improvável. Além da guerra dos browsers, temos também uma eterna guerra dos gerenciadores de pacotes.

De volta ao assunto principal, o uso do Zypper é na verdade bem similar ao do apt-get, com parâmetros e opções similares.

Para instalar um pacote, use o “zypper install”, como em:
# zypper install pidgin

Como de praxe, ele calcula as dependências e exibe uma lista de outros pacotes que precisarão ser instalados, juntamente com o volume de arquivos que serão baixados e o espaço em disco que será usado.

Para remover, use o “zypper remove”, como em:
# zypper remove pidgin

Em casos onde você não saiba o nome exato do pacote, ou ele apareça com um nome diferente do que você esperava, use o parâmetro “search” informando um trecho do nome para realizar uma busca, como em:
# zypper search yast

Se quiser ver detalhes sobre o pacote antes de instalar, use o “info”, como em:
# zypper info xine

Para atualizar o sistema, use o “zypper update”. Ele instala todas as atualizações que estiverem disponíveis, de forma similar ao “apt-get upgrade” no Debian/Ubuntu e ao “yum update” no Fedora:
# zypper update

Outra opção de efeito similar (também destinada a atualizar o sistema) é o “dist-upgrade”:
# zypper dist-upgrade

A diferença entre os dois é o algoritmo usado. O “zypper update” é destinado a instalar atualizações dos pacotes e patches de segurança, enquanto o “zypper dist-upgrade” é destinado a atualizar o sistema para uma nova versão. Com isso, o “modus operandi” dos dois é ligeiramente diferente, com o “update” oferecendo uma atualização um pouco mais conservadora (e um pouco mais segura) do que o “dist-upgrade”.

Continuando, ao instalar qualquer pacote proprietário, ou que utilize uma licença diferente da GPL, o Zypper exibe o texto da licença, pedindo sua confirmação. Você pode eliminar estas interrupções adicionando a opção “–auto-agree-with-licenses”, como em:
# zypper update –auto-agree-with-licenses

Para ver os repositórios ativos, use o parâmetro “repos”, como em:
# zypper repos

Os repositórios que aparecem na lista são os mesmos que aparecem ao acessar o “Software > Software Repositories” do YaST:

image

Você pode tanto adicionar novos repositórios através do YaST quanto adicioná-los diretamente via linha de comando. Nesse caso, usamos o comando “zypper addrepo”, como em:
zypper addrepo http://download.videolan.org/pub/vlc/SuSE/11.0 VLC

Você encontra uma lista bastante completa e atualizada de repositórios adicionais no wiki do OpenSUSE. Ele tem uma função similar à do PLF no Mandriva:
http://en.opensuse.org/Additional_YaST_Package_Repositories

Os dois repositórios mais usados são o “Packman” (que inclui um grande número de pacotes adicionais, do Apollon ao XMMS) e o “VLC”, que além do próprio player de vídeo, inclui codecs adicionais.

Se você gosta de acompanhar as novas versões do Firefox, pode adicionar também o repositório com os pacotes da fundação Mozilla e, se pretende usar o Wine ou o OpenOffice, adicionar os repositórios referentes a eles para ter acesso às versões mais atuais.

Os links para os repositórios estão disponíveis na página do Wiki (do link anterior). Basta adicioná-los usando o “Software Repositories” do YaST, ou usar o “zypper addrepo”, seguido do link completo e do nome, como em:
# zypper addrepo http://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/packman/suse/11.0/ Packman
# zypper addrepo http://download.videolan.org/pub/vlc/SuSE/11.0 vlc
# zypper addrepo http://download.opensuse.org/repositories/mozilla/openSUSE_11.0/ Mozilla
# zypper addrepo http://download.opensuse.org/repositories/Emulators:/Wine/openSUSE_11.0/ Wine

Se você ativou os repositórios Pacman e VLC, pode instalar o suporte a DVDs protegidos e o suporte a vídeos em WMF e outros formatos usando o:
# zypper install libdvdcss libxine1 w32codec-all k3b-codecs

Uma forma alternativa de instalar o libvdcss, sem precisar configurar os repositórios, é baixar o pacote manualmente no: http://download.videolan.org/pub/libdvdcss/1.2.9/rpm/

… e em seguida instalá-lo usando o “rpm -Uvh”, como em:
# rpm -Uvh libdvdcss2-1.2.9-1.i386.rpm

O suporte a java também não é instalado por padrão, mas os pacotes estão disponíveis nos repositórios: basta fazer uma pesquisa por “java” no gerenciador. Para instalar via linha de comando, use:
# zypper install java-1_5_0-sun java-1_5_0-sun-plugin java-1_5_0-sun-alsa

Como pode ver, são três pacotes. Além do pacote principal, temos o plugin para o Firefox e o módulo para o Alsa, que adiciona suporte a som (usado por jogos em java, por exemplo).

Se você preferir instalar o Java 6, ou se precisar dos pacotes e bibliotecas de desenvolvimento, adicione o repositório usando o link disponível no:
http://en.opensuse.org/Package_Repositories

Se você sentir falta da dupla locate/updatedb (que não é instalada por padrão), instale o pacote “findutils-locate”.

Continuando, a configuração dos repositórios é salva na forma de vários arquivos dentro da pasta “/etc/zipp/repos.d/”, que contém um arquivo separado para cada um. Se você usa o Fedora ou o CentOS e tem familiaridade com o Yum, vai perceber que o Zypper utiliza o mesmo formato de arquivos que ele.

Assim como o apt-get, o Zypper verifica a autenticidade dos pacotes usando chaves PGP, que garantem que os pacotes gerados pelo desenvolvedor não foram alterados pelo caminho. Entretanto, o Zypper é um pouco mais amigável com relação a novos repositórios. Em vez de exibir um erro e exigir que você adicione as chaves de novos repositórios manualmente, ele simplesmente exibe um aviso, perguntando se você deseja que a chave seja adicionada:
Do you want to trust key id 33DE8FB7C8DA93D2, Dominique Leuenberger
(VLC openSUSE Repository) , fingerprint


BC8D780DE3308581B2E0708533DE8FB7C8DA93D2 [yes/NO]: yes


Import key 33DE8FB7C8DA93D2 to trusted keyring? [yes/NO]: yes

Para atualizar a base de dados dos repositórios, use o parâmetro “refresh”. Ele tem uma função similar à do “apt-get update”, simplesmente atualizando as listas de pacotes, sem fazer nenhuma alteração no sistema. É importante executá-lo de tempos em tempos, ou depois de adicionar repositórios adicionais:
# zypper refresh

Este comando não precisa ser usado com tanta frequência quanto o “apt-get update”, pois o Zypper inclui um recurso de auto-atualização, que é ativado por padrão para os repositórios que são alterados com frequência, como o openSUSE-Updates. Estes repositórios aparecem com um “yes” na coluna “Refresh” ao rodar o “zypper repos”.

Caso você instale algum pacote rpm manualmente e acabe atolado no velho problema das dependências não satisfeitas, use o “zypper verify”, que coloca ordem na casa, examinando a situação e propondo alguma solução para o problema (baixar as dependências necessárias, remover o pacote problemático, etc.). Ele tem uma função muito similar à do “apt-get -f install”, que é usado em distribuições derivadas do Debian:
# zypper verify

Todos os parâmetros do Zypper podem ser abreviados, reduzindo o volume de caracteres digitados. Em vez de usar “install”, “remove”, “search”, “update”, “repos” e “addrepo”, você pode usar, respectivamente, “in”, “rm”, “se”, “up”, “lr” e “ar”.

Outra dica é que o Zypper possui também um modo shell, onde você pode usar vários comandos em sequência (in amarok, rm galeon, etc.), sem precisar digitar o “zypper” no início de cada um. Para acessá-lo, use:
# zypper shell

(para sair, use o comando “exit”)

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.